sábado, 17 de novembro de 2007

O cortejo fúnebre da Revolução

Quarta-feira fui a faculdade assistir o Seminário de comemoração dos 90 anos da Revolução Russa

Enquanto eu aguardava uma mesa que debateria o cinema revolucionário, avistei uma das cenas mais surreais já vistas por mim na USP.

Um grupo pequeno de rapazes e moças vestidos de preto (camisas de banda de rock) foi se aproximando do prédio da história tocando tambores num rítimo de suspense, parecia um funeral (lembrei também de uma cena de chegada da morte numa peça de teatro), dois deles carregavam uma bandeira do PCO enquanto outros panfletavam o boletim do partido.

Na verdade tratava-se da seção de um grupo de maracatu (que eram também militantes do PCO) indo ensaiar no gramado do outro lado do prédio da História, o trajeto até o local eles fazem sempre tocando, só que este grupo aproveitou para fazer propaganda do partido em frente a história, na USP os coletivos políticos sempre ensaiam maracatu.

Como o nome do Seminário era “Uma Jovem de 90 anos “ não pude ter outra reação a não fosse dizer: Será que Revolução morreu?? Isso parece um cortejo fúnebre!

Um comentário:

Anônimo disse...

A revolução não morreu, tudo que se possa extrair de melhor do marxismo, do leninismo estaremos tentando aplicar nos dias atuais.

Dentre eles a máxima:

"Governo do Povo, pelo Povo e para o Povo"