domingo, 25 de novembro de 2007

A Besta

O ex-presidente Fernando Henrique Cardoso, o Pré-Coito, disse essa semana, durante o Congresso do PSDB:

"Aqui há sim gente acadêmica, não temos por que esconder isso e nos orgulhamos disso. Aqui há sim gente que sabe falar mais de uma língua, e não temos vergonha disso. Sabemos bem a nossa língua, não temos vergonha disso. E também sabemos que há brasileiros que não puderam saber falar bem a nossa língua e muito menos as outras."


Para além do preconceito de Sua Alteza, e de suas recentes preocupações gramaticais, FHC arrematou dizendo que quer "brasileiros melhor educados, e não brasileiros liderados por gente que despreza a educação, a começar pela própria", numa referência grosseira ao presidente Lula, um ignorante, segundo FHC.

Ocorre que, pela norma culta, o correto seria "mais bem educados" (e não melhor educados como disse o mal educado FHC).

Segundo a professora Thais Nicoleti, em matéria da folha online, "Rigorosamente, deve-se usar "mais bem" antes de particípio."

Para a professora, o mais grave, no entanto, é o significado da frase do ex-presidente.

"Todos sabem falar a sua própria língua. Não se pode usar a fragilidade da educação formal de uma pessoa para atacá-la. Como professora de português, nunca desmereço o discurso de alguém por sua forma de falar. Isso é politicamente incorreto ou no mínimo mesquinho."

5 comentários:

Anônimo disse...

FHC tem razão com referência ao Lula, que assumidamente nunca leu um livro em sua vida. É obrigação de um presidente saber falar outras línguas. Lula viveu 25 anos como classe média e não aproveitou para estudar, tirar diplomas, aperfeiçoar conhecimentos. Sua especialidade é a Demagogia, a arrogância e a muleta de uma infância sofrida.

(Peterson Ruiz)

Anônimo disse...

Um burro carregando uma carga de livros continua sendo um burro...

Anônimo disse...

Cada vez em que o Lula abre a boca para soltar mais uma de suas frases desastradas é como se ele dissesse: "Para que estudar?" O Lula pode ser muito bom de palanque, e ter toda a compreensão do "povão", mas como administrador infelizmente é uma negação. Fora a hipocrisia criminosa de querer fazer os menos informados acreditarem que a CPMF é vital para manter os programas sociais. É revoltante. É triste saber que 70% da população não tem capacidade de perceber a verdade.
(Peterson Ruiz)

Fábio Cassimiro disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Fábio Cassimiro disse...

70% da população não é para de se desprezar, além do mais, com esse discurso preconceituoso vocês vão indo muito mal.

Se você não suporta 70% do povo brasileliro é melhor fazer igual o Diogo Mainardi, ir morar na Itália, bem longe deste povo ignorante.