sábado, 17 de novembro de 2007

Música Negra - Parte II

Capítulo II - O negro e a religião

A religião é mais um ponto onde o negro é discriminado. Ao chegar à terra onde era escravizado, devia imediatamente se converter aos costumes religiosos locais. Todas as suas práticas espirituais de até então eram consideradas demoníacas; e até hoje há uma crença muito forte de que candomblé e umbanda são do demônio. Com o tempo e a luta deste povo, a sonoridade dos cantos religiosos vêm ganhando cada vez mais destaque. Indico:

A Barca & Casa Fanti Ashanti – Baião de Princesas (CD)

O CD é do grupo brasileiro A Barca, e foi gravado em parceria com a Casa Fanti Ashanti, em São Luís do Maranhão. A Casa é um dos mais importantes centros culturais negros do país, onde se realizam cultos de candomblé, cura/pajelança, samba angola, ladainhas, procissões, festas do Divino e inúmeros rituais internos.

Mawaca – Aguerê de Iansã (música do CD Astrolábio Tucupira)

Trata-se de um orin (cantiga de candomblé). Baseando-se na estrutura do ritmo aguerê, foi criada uma melodia de apenas duas notas que utiliza expressões em iorubá próprias para invocar Iansã, a deusa guerreira que rodopia como vento com suas iaôs.

Mawaca – Maracatus (música do CD Astrolábio Tucupira)

Pot-pourri de Quando eu vim de Luanda e Luanda Miçanga, canções coletadas em Recife-PE, que remetem à cidade de Angola. Fala sobre características dos reinados africanos, como a rainha, o rei, a boneca negra. Parceria do Mawaca com os Meninos do Morumbi; seu líder baseou-se nos ritmos de maracatu tradicional e criou um outro maracatu, utilizando alguns instrumentos de percussão de escola de samba.

Um comentário:

Ferik disse...

Durante a I Feira de Troca de Livros da Cidade de São Paulo haverá apresentação de:

ÁFRICA - BRASIL
Com Grupo Sansakroma.
A música africana é o ponto de partida para uma apresentação que celebra a cultura do continente e seus costumes.
Parque do Carmo. Rua Afonso Sampaio e Souza, 951 - Itaquera. Zona Leste. Dia 18, 10h30

Parque da Luz. Praça da Luz, s/nº -Luz. Centro. Dia 25, 10h30