domingo, 18 de novembro de 2007

Música Negra - parte IV

Capítulo IV – O negro nos EUA: Jazz, Blues, Funk e Soul

A mistura do ritmo negro com a sobriedade inglesa deu origem à elegante sonoridade do jazz. É um estilo ao mesmo tempo sofisticado e livre, já que permite muita improvisação. Tem como base os metais de sopro (trompete, sax, etc.), mas também há a presença do piano, bateria, etc. Existem nomes fortíssimos que eu poderia citar aqui, de verdadeiros gênios do jazz, mas vou me limitar a indicar quatro:

Dave Brubeck – Take Five (música de CD desconhecido)
Traditional Jazz Band – Ain´t She Sweet? (música de CD desconhecido)
Ella Fitzgerald – absolutamente tudo (obra completa)
Billie Holiday - absolutamente tudo (obra completa)

O blues veio da expressão norte-americana blue, que, além de azul, significa triste. Era a música que o negro fazia no seu cativeiro, com uma gaitinha que tirava do bolso e muita criatividade. A palavra funk vem de funky, expressão que se referia ao mau-cheiro exalado pelo negro quando dançava. Como não sei a origem exata do funk e do soul, mas acredito que tenha uma raiz semelhante à do blues, vou juntar tudo no mesmo balaio e indicar alguns artistas no mesmo tópico. Amo todos esses estilos, mas não saberia definir onde termina um e começa outro. Como exemplo, ouçam James Brown, Wilson Pickett, Kool & the Gang, Chambers Brothers, Aretha Franklin, Diana Ross, Jimi Hendrix, Sly & The Family Stone, Jackson 5, Funk Como Le Gusta, Blues Etílicos, etc. Pra quem é de Bacaroço, procure pelo Mad Dog Blues, geralmente tocam às sextas-feiras no Depois Bar.

3 comentários:

Anônimo disse...

Não esqueçam de ouvir também:Frora Purim e Airto Moreira,Pat Metheny junto com o grande percussionista Naná Vasconcelos!Ah!E no Blues Muddy Waters...

Anônimo disse...

Oi, achei seu blog pelo google está bem interessante gostei desse post. Gostaria de falar sobre o CresceNet. O CresceNet é um provedor de internet discada que remunera seus usuários pelo tempo conectado. Exatamente isso que você leu, estão pagando para você conectar. O provedor paga 20 centavos por hora de conexão discada com ligação local para mais de 2100 cidades do Brasil. O CresceNet tem um acelerador de conexão, que deixa sua conexão até 10 vezes mais rápida. Quem utiliza banda larga pode lucrar também, basta se cadastrar no CresceNet e quando for dormir conectar por discada, é possível pagar a ADSL só com o dinheiro da discada. Nos horários de minuto único o gasto com telefone é mínimo e a remuneração do CresceNet generosa. Se você quiser linkar o Cresce.Net(www.provedorcrescenet.com) no seu blog eu ficaria agradecido, até mais e sucesso. If is possible add the CresceNet(www.provedorcrescenet.com) in your blogroll, I thank. Good bye friend.

Fábio Cassimiro disse...

Nossa Lauren esse seu post, pode nos deixar ricos!