domingo, 18 de novembro de 2007

Música Negra - parte III

Capítulo III – A música latina

Com a vinda de escravos africanos ao continente americano, fundiu-se a sensualidade hispânica com a malemolência do negro, dando origem a alguns dos meus ritmos preferidos: salsa, merengue, rumba, mambo... Tornou-se marca registrada de países da América Central, como Cuba, México, e em 2000 foi tema do premiadíssimo documentário que indicarei abaixo. Aqui no Brasil, teve um filhote que causou certa “febre” nos anos 80, a lambada; esta, porém, teve fins muito mais comerciais do que artísticos. Recomendo:

Win Wenders - Buena Vista Social Club (DVD)

Facinho de encontrar na baciada das Americanas por preços módicos. Conta a história de músicos cubanos, com cerca de 60 a 70 anos. Wenders gravou o documentário a partir de relatos de grandes intérpretes, como Ibrahim Ferrer e Ry Cooder, que falam à câmera diretamente das ruas de Havana. Intercalam-se aos seus relatos versões ao vivo e em estúdio de músicas lindas.

Los Lobos – Tequila (música de CD desconhecido)

Não sei dizer nada a respeito desta música nem da banda, exceto que é ótima e tocava bastante no Pub.

Fruko Y Sus Tesos – El Preso (música trilha do filme Maria Cheia de Graça)

Esta música é parte da trilha sonora do filme colombiano Maria Cheia de Graça, que aliás, eu super recomendo. Toca em um club que Maria visita no início do filme. Fruko Y Sus Tesos é uma banda de salsa muito popular na Colômbia e El Preso foi um dos seus maiores hits.

Um comentário:

Leandro Sosi disse...

Na sala Crisantempo (Sampa, V. Madalena - http://www.salacrisantempo.com.br/) tá tendo um show de música afro-cubana todas as terças, vale muito a pena!!!!! O Show se chama "agô", fui e comprei o CD (barato- déi real), rola uma mistureba de percussão com metaleira, altamente dançante!
Parabéns pelo Blog!!!!!!!!