terça-feira, 20 de novembro de 2007

Música Negra - última parte

Capítulo VII - Brancos de alma negra

E há aqueles que nem de longe são negros, mas encarnaram tão bem o espírito, que vale a pena serem lembrados. Alguns por terem desafiado os costumes da época aderindo ao estilo black, outros por pregarem a igualdade em seus trabalhos.

Janis Joplin

Reza a lenda que, ao ouvir a voz de Janis pela primeira vez, as pessoas se perguntavam quem era aquele negro que cantava com tanta força. Pois é, era mulher e branca...

Frank Zappa

Autor de delícias como Bobby Brown e Brown Moses, veio para quebrar tabus, como por exemplo o de que um músico criativo precisa necessariamente estar chapado. Dizem que era completamente metódico e brigava feio com quem aparecesse drogado nos ensaios. Era branco, mas por conta de sua personalidade eclética flertava com todos os estilos musicais, especialmente os negros.

André Abujamra

“Alma não tem cor, porque eu sou branco/Alma não tem cor, porque eu sou negro”
André tem como ponto de partida de toda a sua obra a celebração das diferenças. Branquinho e de olhos azuis, surpreendeu a platéia de um show anunciando o nome do seu novo CD, Retransformafrikando. “Transformar/ficando porque eu passei por uma cirurgia de redução de estômago e achei que ia morrer, mas fiquei aqui. Ou seja, eu me transformei, mas fiquei no mesmo lugar. E África, bom, África porque eu sou negão.”
Muitas de suas músicas remetem à miscigenação dos povos: Nóis Eh Sampli, Olho Azul, Pangea, Alma Não Tem Cor, O Mundo – outras trazem referências do candomblé, sua religião: Atoto, Oxalá Meu Pai...

Elvis Presley

Na década de 50 era comum os pais mais conservadores taparem os olhos de suas filhinhas ao se depararem com imagens do rei do rock. Elvis desafiou a elite trazendo para o público branco características típicas dos negros: o rebolado, os acessórios exagerados, cabelón armado.

Michael Jackson

Só pra não perder a piada...

Há milhares de excelentes artistas que não foram citados aqui, mas seria impossível falar de todos. Lembrem-se que é uma matéria amadora de uma pessoa amadora. Os comentários estão à disposição de quem quiser complementar algum tópico com mais informações.

Feliz Dia da Consciência Negra!

2 comentários:

Anônimo disse...

Eis +2 para engrossar a lista:

- Tom Jones (esse é nasceu na Irlanda por engano). A voz do cara é inacreditável

- Antony & The Johnsons. NewYork. Outro vozeirão, meio andróginho, porém totalmente black soul

L. Archilla disse...

ótimas dicas!!!