segunda-feira, 3 de dezembro de 2007

Futebol fez a produção industrial cair 0,5% nesta Segunda

O que causou esta queda da produção em apenas um dia, não foi, nem poderia ter sido, nenhum reflexo da política fiscal do governo, nem tão pouco tem relação com o Banco Central e muito menos com flutuação da moeda norte-americana.

Dessa vez o problema foi muito mais em baixo, no nível da “patuléia ali de baixo”, como diria o sociólogo e ex-presidente Fernando Henrique Cardoso; foi também um fenômeno que tem raízes culturais e estaria também relacionado à “microfísica do poder” de Foucault, talvez.

Podemos dizer que o que causou esta queda da produção industrial apenas em São Paulo, foi uma outra queda, a queda do Corinthians para a segunda divisão do Campeonato Brasileiro de Futebol, pois, o coringão é o time do coração da maioria dos trabalhadores de São Paulo, ou seja, daquela peãozada que lota os estádio para ver o timão jogar.

Esses dias eu conversei com amigo da Sociologia e ele jura que existe uma pesquisa acadêmica que afirma que quando o Corinthians perde uma decisão importante a produção industrial cai, sei lá se é verdade, mas a hipótese é interessante, afinal o Corinthians é mesmo identificado como “time de peão”, no que concordo com muito orgulho.

No entanto, a queda pode até não existir e se existir deve afetar muito sensivelmente o PIB paulista, mas ela se abateu como um black-out financeiro sobre o meu coração.

6 comentários:

Fábio Cassimiro disse...

Deveria pedir desculpas antecipadamente a quem viesse a se sentir incomodado com o tema "bárbaro" desta postagem, mas, por outro lado, eu não poderia também deixar isso passar em branco, portanto, foda-se!

arìam disse...

Hum....

Fábio Cassimiro disse...

Dois...

L. Archilla disse...

três! vamos lá, todos os autores do blog contando!

Reinaldo disse...

Quatro

arìam disse...

Huahua...pode repetir? Hum...de novo.