quinta-feira, 13 de dezembro de 2007

O trabalho de Biondi!

Desde o primeiro artigo que li do jornalista Aloysio Biondi me apaixonei pela maneira com a qual ele traduzia os assuntos da economia para o dia-a-dia. Escrevia sobre economia de uma forma tão simples, didática e gostosa, que passei a acompanhá-lo em revista e no jornal Diário de São Paulo. Recortei inúmeros artigos, principalmente sobre as privatizações. Tenho todos, quase três anos, guardados em uma pasta azul.
Tenho também os livros que ele lançou pela editora Perseu Abramo, "O Brasil Privatizado". Biondi foi um mestre para mim. Infelizmente não tive tempo de realizar meu sonho de conhecê-lo pessoalmente.
Lembro que estava em casa, na minha cama lendo, se eu não me engano, era um sábado de manhã de julho de 2000. Quando meu ex-namorado me ligou dizendo, com um tom de voz cuidadoso, que tinha uma notícia ruim para me dar. Aloysio Biondi tinha morrido, parece que era enfarto. Lágrimas, garganta travada e um sentimento de miudeza me abateu.
Carinho imenso tenho por ti Biondi, por toda sua luta em fazer um jornalismo comprometido com a vida do povo. Obrigada por explicar detalhadamente, com muita disposição e dedicação, em seus textos, o escândalo da entrega do petróleo brasileiro, o caos programado da energia e ter feito o balanço do desmonte do Estado.

Para quem não conhece o trabalho desse brilhante jornalista, pode agora desfrutar da leitura dos principais materiais produzidos por ele, por meio do site que será colocado amanhã no ar:

A partir da próxima sexta-feira, dia 14 de dezembro de 2007, estarão disponíveis no endereço www.aloysiobiondi. com.br centenas de textos do jornalista, entre artigos, entrevistas e reportagens. O site também trará depoimentos de Biondi em áudio e vídeo, além de fotos de momentos marcantes de sua carreira e vida, homenagens ao autor e reproduções fotográficas de alguns de seus principais trabalhos.

Ferik

Nenhum comentário: