quarta-feira, 5 de dezembro de 2007

Mudança no ministério da Cultura ou continuidade?

Conversei ontem com Gabriel Zaninello, chefe de gabinete (SP) do deputado federal Frank Aguiar (PTB), em um evento sobre pesca esportiva, realizado em Santo André. Assim que ele se apresentou eu emendei a pergunta “e aí, ele será o próximo Ministro da Cultura?”, até esqueci de me apresentar rsrsrs. E a conversa rolou assim mesmo.
Zaninello respondeu com certa confiança que aguardam apenas a aprovação do Plano Nacional de Cultura, que está para ser votado. Há também que considerar, é claro, a guerra de poder entre partidos. Frank Aguiar entraria no lugar do atual Ministro Gilberto Gil. Sobre a saída deste, Zaninello afirma: “Nós sabemos que ele está com muitos shows internacionais para fazer, até por causa do destaque que teve o nome dele enquanto Ministro”.
Sobre a diferença entre um Gil e Frank Aguiar o chefe de gabinete destaca que o deputado federal “toca forró, é mais para classe C,D e E. Não teria essa projeção internacional. Mas é Cultura. Se fosse a pasta de Educação não teria nada a ver conosco, mas Cultura sim”.

BOATOS
Caso seja aprovado o nome de Aguiar para Ministro é possível haver manifestação dos artistas. Por enquanto, tudo anda muito quieto. Mas o próprio Zaninello disse que houve um boato de que a atriz Fernanda Montenegro havia rejeitado o nome. “Acessei alguns sites, fiz uma busca para ver se encontrava alguma coisa sobre isso, mas não vi nada. Há muitos boatos", ressalta.

Ferik

4 comentários:

Reinaldo disse...

Frank Aguiar ministro da cultura?!?!?!

É um texto de humor ou é sério?

Ou alguém em Brasília fumou maconha estragada?

Fábio Cassimiro disse...

Bom, é legitimo o Frank Aguiar pretender, até porque ele faz cultura assim como o Gil, não podemos negar. Mas uma outra coisa é ele ser indicado e assumir a pasta.

Sei que a Marilena Chaui, petista, intelectual que tem um vasto trabalho de pesquisa na área cultural ficou muito magoada com o governo pela indicação de Gilberto Gil.

Ela merece o reconhecimento e o ministério merece muito mais ela, no entanto acho que algum ator ou cantor de renome será escolhido, mas que não será o Frank Aguiar.

L. Archilla disse...

É o cúmulo do populismo...

Mas enfim, será que essa informação é legítima? Porque se veio de alguém diretamente ligado ao deputado, não dá pra saber se ele realmente tem chances ou se o cara tá "puxando a brasa pra sardinha deles"...

Ferik disse...

Opa! fiz a pergunta ao chefe de gabinete dele porque uns dias antes tinha lido a notícia na Folha de São Paulo.
Infelizmente, não é brincadeira, é verdade a cogitação do nome dele para Ministro da Cultura.
Afffff