segunda-feira, 30 de junho de 2008

Ainda sobre Hegel & Deus

Ontem à noite, eu, Fábio, e outros dois amigos, fomos a um bar, onde repetimos a discussão iniciada neste blog sobre a crença em Deus por parte de Hegel (e de Kant, por tabela).

Fábio insistia que ambos os filósofos acreditavam em Deus, que tal crença é um fato histórico. Eu discordava, alegando que eles viveram num período em que negar a existência de Deus significava serem excluídos do mundo acadêmico, e que, em suas obras, a forma como definiam "Deus", era tão abstrata e impessoal, que poderia ser substituída por "Natureza", "Real", ou outro conceito semelhante. E que, portanto, não se podia afirmar que eles acreditassem num Deus pessoal, bíblico, por assim dizer.

E dispostos a obedecer a nova "lei seca", como estávamos dirigindo, decidimos não beber. Tomamos, os quatro, três garrafas de coca-cola (água suja do imperialismo ianque!), de dois litros cada.

Um rapaz, de uma mesa ao lado, ao passar por nós, percebeu que consumíamos apenas refrigerantes, e ouviu a discussão sobre Hegel, Kant, o Ser e o Nada. Ao voltar para sua mesa, disse para seus colegas:

"Nossa, o pessoal daquela mesa tomou três tubos de coca-cola e ficou muito louco!

2 comentários:

Fábio Cassimiro disse...

Apelou!

Reinaldo, você precisa acreditar mais em Deus!

rsrsrs

Ferik disse...

ahahaha, muito bom!