quinta-feira, 1 de maio de 2008

Soracaba na História mundial

Em 1 de Maio de 1910 a cidade recebia de um homem que ajudaria a definir o destino das ideologias na Europa, Alceste De Abris.
Alceste De Ambris* foi dirigente da União Sindical Italiana e esteve no Brasil entre 1910 e 1911, fugindo da repressão em seu país.
Viajou pelo estado de São Paulo realizando palestras para os operários, estando em Campinas em Abril de 1910 e em Sorocaba no 1o de Maio do mesmo ano. Ao voltar para a Itália é eleito deputado em 1913.
Porém, durante a 1ª Guerra Mundial De Ambris teria se convertido ao nacionalismo e se tornado grande amigo e companheiro de Gabrielle de D`Annunzio, poeta e romancista, francês de nascimento e considerado o precursor do fascismo na Itália.
E em 1918 D`Annunzio era um comandante militar italiano e tomou com um exército de 2 mil voluntário a cidade de Fiume (hoje Rijeka na Croácia) aos franceses, na expectativa que a Itália a anexasse.
O governo Italiano não só recusou-se anexar a cidade como também atacou o pequeno exército que resistiu. D`Annunzio decide então criar o Estado autônomo de Fiume, fazendo de si “Duce” (ditador) e declarando guerra às potências.
A experiência foi efêmera mas D`Annunzio convidou Alceste De Ambris para redigir a constituição do novo Estado, esta peça seria a precursora da ideologia do fascismo, tendo grande influência sobre Mussolini.
*Infelizmente as fontes mais confiáveis que encontrei foram do Wikipédia sobre Gabriele D`Annunzio e sobre Alceste De Ambris. Sobre a presença de Alceste De Ambris em Sorocaba ver jornal O Operário (1909-1914)

Nenhum comentário: