quinta-feira, 28 de fevereiro de 2008

Um em cada 100 americanos está preso

Foi divulgado hoje que, segundo relatório do Pew Center, pela primeira vez na história dos Estados Unidos, mais de um em cada 100 adultos americanos está preso.

Por todo o país, a população dentro das prisões cresceu em 25 mil no ano passado, criando um total de 1.6 milhão. Outras 723 mil pessoas estão em cadeias locais. O número de adultos americanos é de cerca de 230 milhões, ou seja, um em cada 99.1 adultos está preso.

Os índices de prisão são ainda maiores para alguns grupos. Um em cada 36 hispânicos adultos está atrás das grades, de acordo com números do departamento de Justiça de 2006. Um em cada 15 adultos
negros também está preso, assim como um em cada nove negros entre 20 e 34 anos.

Além de revelar o caráter injusto do sistema penal norte-americano, esses números apontam um outro grave problema. Apesar das prisões em massa, a violência continua crescendo e custo de se manter tantas pessoas presas está colocando em risco as finanças de vários governos estaduais.

Há mesmo o temor de que nos próximos anos simplesmente alguns estados não consigam suportar mais o custo das prisões.

E então, o que fazer? Soltar os presos? Deixar de preder criminosos?

Ou tentar, desde já, substituir a pena para alguns delitos menos graves por penas pecuniárias ou prestação de serviços à comunidade, associada à restrição de direitos.