domingo, 24 de fevereiro de 2008

A Utopia da Portelinha

Aguinaldo Silva, autor da novela Duas Caras, apresenta aos brasileiros sua utopia direitista: a favela da Portelinha.

Uma favela, no Rio de Janeiro, sem traficantes, cheia de gente bonita, despolitizada, liderada por um caudilho, também incrivelmente despolitizado.

Nesse lugar abençoado por Deus ainda há Evilásio, que, tudo indica, libertará a Portelinha da semi-opressão de Juvenal Antena.

Garoto pobre, conseguiu uma namorada branca e rica, sinal incontestável de sucesso.

Tudo dentro do script, o garoto tinha que ser vítima de preconceito por parte dos pais da moça, certo?

Ok, mas sem exageros. No passado ele seria um "negro analfabeto", mas, como a rede globo agora é super-politicamente-correta, Evilásio é um "afro-descendente semi-alfabetizado".

Isso mesmo: Afro-descendente semi-alfabetizado. Vai ganhar o Oscar de tucanismo do ano.

E o garoto já virou político. Conseguiu um emprego público por indicação de um deputado e mostrou que é eficientíssimo: no último capítulo, arrumou vagas numa escola para uma família e conseguiu uma cadeira de rodas para outra.

Resultado: foi convidado para ser candidato a vereador!

A vênus platinada indica seu modelo de parlamentar: apesar da roupagem modernosa, é clientelista, não colabora na organização popular e, embora de origem humildades, é ungido pelos de cima.

Chega! Quero ver o MST na Portelinha!

2 comentários:

Fábio Cassimiro disse...

O que eu acho mais absurdo é a desqualificação que a novela está fazendo dos movimentos sociais.

O Diretório Acadêmico da faculdade da novela é liderado por um esquerdista esteriotipado como vagabundo, baderneiro e hipócrita, sua gestão na entidade esta sendo contestada por uma adolescente rica, aprendiz de Regina Duarte, que faz o papel de defensora da ética, no entanto, ela se autodefine como de direita.

O primeiro capítulo da novela mostrou a invasão da "portelinbha" como parodia dos movimentos por moradia, que supostamente seriam contralos por interesse de políticos mal intensionados.

Fábio Cassimiro disse...

"supostamente seriam CONTROLADOS PELO interesse de políticos mal intensionados."