sexta-feira, 9 de janeiro de 2009

Ateus saem do armário em Londres



“Deus provavelmente não existe. Agora, pare de se preocupar e aproveite a vida”. Este é o slogan de uma grande campanha, com anúncios em ônibus e metrôs da capital britânica, que pretende estimular os ateus a saírem do armário.

A idéia começou com um certo tom de brincadeira, quando a comediante Ariane Sherine (foto) sugeriu que um “ônibus ateu” circulasse pela cidade como contrapartida às propagandas religiosas que condenavam os não-cristãos ao inferno.

Ela começou a coletar doações para a campanha com a meta de arrecadar 6 mil libras, o equivalente a R$ 20 mil. Nem ela acreditou quando, em menos de dois dias, a conta do banco já registrava 87 mil libras.

A modesta campanha planejada para os ônibus londrinos se transformou em um mega esforço publicitário de mais de 135 mil libras, com anúncios extras no metrô - citando ateus famosos como a atriz Katharine Hepburn e a poetisa Emily Dickinson - e mensagens em telas eletrônicas no centro da cidade.

Alguns teólogos elogiaram a iniciativa dizendo que o slogan encoraja as pessoas a pensarem sobre a existência de Deus e pode dar início a discussões interessantes em torno das religiões, mas há quem diga que a coisa boa dos ateus era justamente que eles não tentavam convencer ninguém de sua não-crença.

Agora, eles teriam se igualado aos pregadores religiosos…

6 comentários:

L. Archilla disse...

Eu acho q tem ateus e religiosos de todos os tipos. Enquanto muitos religiosos olham com pena pra quem não acredita em Deus, tá CHEIO de ateu que se refere a crente com desprezo. Um é tão ofensivo quanto o outro. Quanto à campanha do reino unido, não achei ruim. Todo mundo tem o direito de se expressar...

DouglasFerT disse...

Eu creio que a idéia da campanha não é convencer os cristãos a aderirem ao Ateísmo, mas sim incentivar aos ja despertados da ilusão religiosa de assumirem suas posições ideológicas perante a sociedade.


....

Da uma passada no meu Blog. Deixei um presente para vc La.

http://proudbrasil.blogspot.com/

Reinaldo disse...

Acredito que a idéia da campanha não é "cooptar adeptos à causa do ateísmo", mas sim, estimular os descrentes, de forma geral, e se identificarem. E, também, uma reação bem humorada a "cruzada" lançada por certas denominações religiosas, que tentam, usando todos os meios possível, nos converter.

Aos que se recusam, o fogo do inferno.

Anônimo disse...

Queimem todos!

Reinaldo disse...

Ai que meda!

Anônimo disse...

Alguém ja foi até o site

www.horrormentes.blogspot.com/

Boa leitura